[DÚVIDA] Ka 1.0 engasgando em baixa rotação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] Ka 1.0 engasgando em baixa rotação

Mensagem por conehc em Seg Mar 31 2014, 11:28

Bom dia a todos! Tenho um ka 2009 1.0 que está com 46.000km. Com 40.000km tive que trocar a bobina e aproveitei a oportunidade pra trocar as velas e os cabos. Em outra ocasião, subindo uma ladeira forte, com o marcador do tanque quase chegando na parte vermelha o carro engasgou. Estranhei, desci e subi novamente e ele engasgou novamente. Abasteci e não deu mais nada. Tudo bem até aí.

Sexta feira ele deu uma engasgada logo após sair da garagem, como se o motor estivesse amarrado, sem responder bem ao acelerador, enquanto ainda estava frio. Depois de andar uns dois blocos melhorou. Na volta do trabalho, a mesma coisa, engasgou um pouco no início mas depois funcionou normalmente. Em casa eu conferi se os cabos de vela estavam bem posicionados e no sábado e domingo não tive problema nenhum. Hoje de manhã ele começou a querer engasgar, mas foi tão fraco que posso até dizer que funcionou quase na normalidade. O consumo está normal (15/l, 50% cidade, 50% estrada). Outra observação: no início eu colocava só gasolina aditivada. Depois passei uns 20 mil km com gasolina comum e agora voltei para a aditivada. No último abastecimento abasteci em um posto da shell que nunca tinha ido, mas era bem grande. O problema deu quando o tanque já estava em 3/4.

Pensei em uma ordem pra olhar as coisas, só tenho certeza do primeiro passo:
- Abastecer em outro posto
- Ligar e esperar 30 segundos antes de sair da garagem (a saída da minha garagem é um morro forte)
- Passar sensor para ver os erros da central?
- Limpar bicos, corpo de borboleta e medidor de fluxo de ar?
- Verificar velas, cabos e bobina? (se bem que são praticamente novos)
- Verificar pressão da linha de combustível e se a bomba está funcionando bem?

Até poderia deixar o carro na mão do mecânico, mas cheguei a um mês em brasília e ainda não tenho um mecânico de confiança, na verdade não conheço mecânico algum, só a loja onde troquei óleo que tem um mecânico que me disse que poderia olhar isso. Alguém conhece algum, de preferência no sudoeste?

conehc
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 17
Cidade/Estado : Itabirito
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : Básico

Re: [DÚVIDA] Ka 1.0 engasgando em baixa rotação

Mensagem por Luquinha em Seg Mar 31 2014, 15:02

Estou aguardando alguém responder também, pois tenho o mesmo problema! Troquei velas, bomba injetora, mas ele esta falhando demais, estou tendo 0 de arrancada!

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por Dragoniten em Seg Mar 31 2014, 15:52

Vamos lá. Quanto às soluções:
-> Abastecer em outro posto - Quando seu carro está falhando, sempre é a melhor opção, se bem que o controle de qualidade dos Ipiranga e Shell é muito rigoroso.

-> Ligar e esperar 30 segundos - Isso só se teu carro foi abastecido com etanol, pois demora alguns segundos até o sistema de escapamento, localizado ao lado do tanque de combustível, aquecer um pouco o combustível de forma que o carro falhe menos. Eu sofro muito com isso de manhã. O carro dá socos pelas primeiras 3~4 quadras.

-> Scanner para verificar erros na central - Normalmente isso só é necessário quando a luz de injeção está acesa, o que indica que o carro possui alguma irregularidade em peças fundamentais para o funcionamento do motor.

-> Limpeza do sistema de injeção - Para realizar a limpeza de bicos, apenas com ultrassom e sistema de verificação de fluxo dos bicos injetores. Esses produtos milagrosos para colocar no tanque de combustível e tal, são fria. Segue o link de um vídeo para você saber como funciona a equalização dos bicos injetores: https://www.youtube.com/watch?v=ZyJINAI1nGY
Limpeza de corpo de borboleta normalmente é mais para carros com acelerador eletrônico, já que o sistema à cabo é mais "bruto".
O Rocam não utiliza MAF como no Endura, apenas MAP (medidor de pressão, não de fluxo)

-> Ignição - Se você acabou de verificar velas, cabos e bobinas, acho que não há necessidade de trocar, mas se quiser dar mais uma verificada, não custa nada. O sistema de ignição costuma ser identificado como a causa do problema quando há a falha de um ou mais cilindros durante o funcionamento do carro, mas não porque o carro simplesmente não embala.

-> Pressão de linha de combustível e funcionamento de bomba são possíveis coisas a serem verificadas, já que se faltar pressão, falta combustível e diminui consideravelmente a performance do carro.

Nós podemos fazer mil diagnósticos, mil chutes, mas infelizmente não estamos vendo o seu carro para saber o que realmente tem de errado. Também não possuo nenhuma oficina de confiança aqui em Curitiba para este tipo de serviço, quanto mais por ai, rs. Deixe no mecânico que você conhece no momento e veja o que ele pode te dizer. Mas em hipótese NENHUMA deixe ele ir trocando de peça em peça, às suas custas, para descobrir onde está o problema. Ele deve testar todos os equipamentos até encontrar o problema, nunca trocar uma peça sem os devidos testes.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares