...Em Progresso... [TUTORIAL] Computador de bordo com Smartphone/Tablet Android + Scanner Bluetooth + Torque Pro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

...Em Progresso... [TUTORIAL] Computador de bordo com Smartphone/Tablet Android + Scanner Bluetooth + Torque Pro

Mensagem por Dragoniten em Sex Abr 04 2014, 11:14



Alguns já devem ter ouvido falar sobre scanners bluetooths e tal pra celular, mas muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona ou como faz para configurar um tablet ou smartphone para utilizar como um mini computador de bordo. Este tópico está sendo feito com o programa em inglês para facilitar a explicação de cada função, pois a tradução em PT-BR infelizmente tem alguns problemas. Se você tem a versão em PT-BR, é só seguir a ordem da lista, pois todas as opções estão na mesma posição nos menus.

Nesse tutorial tentarei abordar todas as opções e configurações do programa Torque Pro para Android. Quaisquer dúvidas é só perguntar, mas peço para que leiam o tópico inteiro antes de fazer qualquer pergunta, pois não irei responder nada que já esteja escrito no tópico.

-----------------

O que você precisa para começar:
-> Celular/Tablet com Android e que tenha bluetooth
-> Scanner bluetooth (MercadoLivre ou aliexpress)
-> Carro compatível com padrão OBD2 (Injeções Bosch e Magneti Marelli dos Ford tem as melhores taxas de atualização)
-> Baixar o aplicativo Torque Pro ou a Versão Gratuita do Torque, que infelizmente não é nem de perto tão boa quanto a Pro.

Recomendação: Comprem o aplicativo Torque Pro. São apenas 10~11 reais por um aplicativo extremamente bem desenvolvido e que tem compatibilidade e performance espetacular no nosso Kazinho. Cada saída besta que fazemos pra beber uma cervejinha já é muito mais do que este valor que irá ajudar os desenvolvedores a continuarem melhorando e aperfeiçoando o aplicativo.

---------------------------------

Introdução

OBD2 é o nome do padrão SAE criado para, primariamente, inspeções estatais em cima das emissões dos veículos (lá fora, não aqui). Com um scanner podemos ler pela porta OBD2 diversas informações diretamente da injeção do carro e verificar se tudo se encontra em seu funcionamento adequado, se há erros na injeção, ou simplesmente monitorar e ter uma leitura melhor das informações do carro. O Velocímetro por exemplo, é muito mais preciso no OBD2 que no ponteiro.



Temos aí numa fácil visualização diversas opções (algumas ocultas, facilmente visualizáveis ao mover os ícones ao redor do "relógio":
-> Realtime Information - Dashboard (Painel de "instrumentos")
-> Fault Codes - Verificar erros na injeção
-> Map View - Log de rotas pelas quais você passou com informações como RPM, Velocidade, consumo, temperatura do motor, etc, de acordo com o que você selecionou para fazer log (precisa estar com o GPS ligado). O sistema é integrado ao Google Maps.
-> Adapter Status - Ajuda a verificar se a comunicação está ocorrendo de forma certa, tipo de protocolo OBD2 do carro e taxa de atualização dos sensores via OBD2.
-> Torque Scan - Plug-in adicional que eu instalei que mostra todos os sensores possíveis de serem lidos com o celular/carro.
-> Configurações - No canto inferior esquerdo, pra quem não tem botão de menu no celular (como o meu Nexus 5), ou apertando o botão de menu pra quem tem, dá para: configurar o programa, configurar o perfil do veículo e sair do programa.




Sumário


Pareando o Adaptador/Scanner Bluetooth
Spoiler:
Não há muita dificuldade nesse primeiro passo.
-Conecte o adaptador na porta OBD2 do carro.
-Entrando nas configurações do seu celular, na parte de bluetooth, procure qualquer coisa que apareça e tente parear. O meu adaptador tem nome de CHX, mas pode variar muito de aparelho para aparelho.
-Coloque a senha de pareamento que veio com o adaptador. No meu caso foi 6789, mas pode ser 0000, 1234, ou qualquer sequência de 4 números seguidos (2345, 3456...). Normalmente a senha vem escrita em algum lugar quando você recebe o adaptador.


Configurando o perfil do veículo
Spoiler:





Configurando o aplicativo
Spoiler:



Customizando o Dashboard (Painel de instrumentos)
Spoiler:













Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 24
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum