[DÚVIDAS] Comprei um Ka: Óleo, consumo, pneu, corrente, etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDAS] Comprei um Ka: Óleo, consumo, pneu, corrente, etc.

Mensagem por danielfelisbino em Ter Jun 03 2014, 22:32

Boa Noite pessoal, sou novo no fórum estou bem perdido, comprei um ford ka 97 a 2 dias, na verdade entrou como parte de pagamento de divida, o carrinho ta meio judiado mas amei o carro hehhe,, possuo um palio 2010 completo, e a sensação é praticamente a mesma no ka, andando em um carro macio e confortável com sensação de quase 0 km nunca vi isso kkk pois bem..

Tenho algumas duvidas,

1; Que óleo devo usar, pois não possuo manual do carro., sintético, semi, ou mineral? e quantos litros vai nesse motor?
2. Acho q o respiro do motor esta entupido pois ele sopra muito ar pela boca da tampa de válvulas, não acho normal alguém tem foto?
3; descobri hoje que esse motor não tem correia dentada hehehe, como sei quando preciso trocar a corrente?
4, qual a media de consumo deste motorzinho.
5, e os pneus originais são 145? pois o step esta 145 e o resto 165.

Fico Grato.
Ass. Daniel

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Londrina\ paraná
Motorização/Cor : 1.0 cinza
Código de Opcionais : nenhum

Re: [DÚVIDAS] Comprei um Ka: Óleo, consumo, pneu, corrente, etc.

Mensagem por Dragoniten em Qua Jun 04 2014, 09:09

1. O Ka 97 deve ser o Endura e deveria constar no manual qual o óleo certo, pois sei que o Rocam só entrou no Ka a partir de 99~00. Mineral vs semi vs sintético é uma questão de qualidade, mas o sintético sempre vai te dar maior proteção no motor e nunca vai deixar formar borra, se trocado no tempo correto. Considero uma economia besta, pois é a saúde do seu motor que está em risco. Se der problema, o custo vai ser muito maior do que o pouco que você economizou numa troca de óleo. Sem falar no tempo de troca que é muito menor com óleo mineral em relação ao sintético. (4kkm vs 10kkm +-)

2. Não sei sobre o respiro, mas é bom verificar se o tubo não está obstruído. Não sei o Endura, mas nos outros motores da Ford o respiro da tampa de válvulas vai para uma espuminha no filtro de ar.

3. Teoricamente a corrente do motor não é pra ser trocada nunca. Existem pessoas que dizem 100 mil km, outras dizem 200~300 mil km, mas não existe um número certo. O ideal é verificar o estado da corrente, agora que você pegou o carro, pois se em algum momento da vida do carro faltou lubrificação, ela pode ter sofrido um desgaste um pouco maior. Não se preocupe muito quanto a isso, nunca vi relato de corrente de motor estourando.

4. Nem ideia, rs.

5. Os pneus originais do old Ka eram de bicicleta, 145 se não me engano, mas eu recomendo você andar com pneus 165/175, tanto por segurança quanto conforto.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por danielfelisbino em Qua Jun 04 2014, 21:45

Blz Obrigado Dragoniten,, Hoje desmontei a frente e troquei as buchas e pivos das 2 bandejas e os 2 amortecedores dianteiros, o disco foi plainado, e troquei as pastilhas, troquei as velas, Nunca vi isso pra trocar os cabos precisei entrar debaixo do carro, eita coisa mais mal feita rsrsrs, troquei filtro de ar, de combustivel, e achei o que estava alterando o fluxo de ar para o coletor de admissão, uma mangueira que sai do antichama e vai pro coletor estava cortada e o motor ficava aspirando ar e nao puxava o vapor da tampa de valvulas.

Hj o dia foi puxado, porem acabei faz 1 hora tudo isso, o carro é outro tem lenta, ficou duro kkkk pois os 2 amortecedores dianteiros estavam estourados, e o freio ficou macio.
Só não acostumei com esse acelerador duro, cheguei a perguntar pra uma senhora no mercado se o acelerador do dela era duro, e é a mesma coisa, pq testeikkkk

Bom Obrigado pelas dicas do oleo, e da corrente.

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Qui Jun 05 2014, 00:00

Sobre o acelerador: Acelerador duro normalmente é sinal de cabo de acelerador começando a desfiar pra arrebentar.

Já tinha ouvido falar sobre o assunto e no final do ano passado percebi isso no Palio da minha noiva. Demos uma olhada e realmente estava quase estourando. Trocamos e ficou levíssimo. Acelerador não é pra ser pesado, recomendo você dar uma olhada, senão pode acabar ficando na rua, rs.

Abração!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por tirakowski em Dom Jun 08 2014, 23:32

Eu uso sintético no meu, mas ae é Rocam.
Tem gente q fala para usar mineral, pois passou dos 100 mil.

Só q onde que diz que o sintético se troca com 10 mil?
Eu troco ele a cada 5 mil o.O
Óleo e filtro a cada troca.

O endura eu não sei a média dele, mas da mãe de um amigo meu fazia 11,12.

O meu ta fazendo 15, por incrível que pareça.

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 307
Cidade/Estado : Canoas/RS
Motorização/Cor : Ka GL/Preto
Código de Opcionais : 2

http://www.lastfm.com.br/user/lastfmdorafa

Mensagem por Dragoniten em Seg Jun 09 2014, 16:55

Tirakowski, não faz sentido nenhum trocar o tipo de óleo depois de X quilometragem, isso é achismo de gente desinformada ou mal informada.

Um bom óleo 100% sintético dura tranquilamente 10 mil km se não for em condições severas (anda e para).

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por rafael rodrigo em Qua Jun 11 2014, 22:49

tirakowski escreveu:Eu uso sintético no meu, mas ae é Rocam.
Tem gente q fala para usar mineral, pois passou dos 100 mil.

Só q onde que diz que o sintético se troca com 10 mil?
Eu troco ele a cada 5 mil o.O
Óleo e filtro a cada troca.

O endura eu não sei a média dele, mas da mãe de um amigo meu fazia 11,12.

O meu ta fazendo 15, por incrível que pareça.

Siga as informações do Dragoniten cada carro possui um motor e tipo de oleo especifico, utilize sempre os que tao pedindo no manual, nunca utilizar um oleo recomendado até o carro perder a garantia de fabrica, o correto é utilizar o oleo do manual eternamente, no caso do meu ka 2010 o recomendado pela ford é o 5w30, podendo ser alterado apenas a marca ,mas sempre tem que ter a mesma viscosidade e tipo no caso sintetico

rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças

http://www.cabecacar.com.br

Mensagem por danielfelisbino em Sab Jun 14 2014, 21:14

Pois bem troquei as velas os cabos os filtros o oleo, alinhei, e fiz a media andando em londrina-pr transito chato pakas, sou autonomo (eletricista) e vou usar o carro pra trabalho, ja fiz 2 médias, as duas deram igual praticamente, 11,98 e 12,10, então vou levar que ele esta fazendo 12km\L estou muito contente levando em consideração que não sei quantos mil km tem rodado, no painel marca 13mil e poucos, mas pode ser 113mil 213mil 313mil vai saber, sei que passou por um brunimento e troca de anéis quando estava com 99mil km kkk

Estou pensando que com os pneus originais 145 ele deve fazer uns 15m\L facil heheh.

Gostei do carrinho, tenho um palio 2010, são tecnologias diferentes, o palio é tudo mole so o cambio do ka é mais preciso, o palio faz 9km\L flex e 1.0economy q de economy nunca vi nada, só na estrada faz 19km\L de gasolina com 3 pessoas sem passar dos 110km\h.,, o ka chegou perto carregado, todo desrregulado, fez 16. gostei muito do desempenho só é xoxo perto do palio tb 53cv é mto pouco mesmo hehhe.

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por wagnerconserta em Dom Jun 29 2014, 16:34

Tem muita gente que fala que o endura é mico, eu não acho, claro que é mais fraco que o zetec, mas é muito mais resistente e economico,o meu ka endura 98 tá fazendo onze na cidade, mas tá cheio de erro na cpu, comecei a arrumar ontem.

Uso o lubrax Top turbo no motor do meu ka e na minha tenere 250.
Para quem tiver curiosidade do porque eu uso" oleo de caminhão" nos meus veiculos:
http://comunidade.motonline.com.br/forum/lubrificantes/97750-a-busca-pelo-%C3%B3leo-ideal-continua.html?limitstart=0

É um carro muito resistente, o meu deu umas 3 fervidas graves por conta de um autoeletrico que fez serviço porco, ai eu grilei e resolvi fuçar e só vou em mecanico se eu não tiver a ferramenta pra fazer.

Recomendo verificar as mangueiras do radiador, elas costumam incomodar pois o ka não tem marcador de temperatura, o meu tem, mas coloquei um de motor diesel naquele buraquinho do lado esquerdo do volante.

Caso esteja sentindo uma folga no volante, existe uma cruzeta que fica embaixo da caixa de ar, custa em media 70 reais e é facil de trocar.

Caso o cilindro da partida esteja gasto pode colocar o do logus/pointer que é igual e muito mais barato, claro que será a chave comum com aquele serrilhado e com logo wolks, mas eu consigo viver com isso. Para trocar solte os parafusos embaixo da proteção plastica do volante, gire a chave para a primeira posição, pressione o pino dourado que fica na parte de cima da coluna de direção e o cilindro vai sair.

Se estiver com uns sinais de barro dentro do porta malas é por que entupiu uma entrada de ar que fica embaixo do paralama traseiro, ela entope e quando chove entra agua dentro do porta malas.

Verifique a entrada de agua do cabeçote que fica junto da vareta do oleo, caso ela apresente alguma trinca existe um adaptador de aluminio que vc corta o pedaço de plastico e instala no lugar, nem precisa tirar o coletor.

Acho que só foram esses os contratempos que tive com ele, coisas básicas de desgaste natural mesmo.

Um dia fui na oficina de um amigo meu, inclusive por causa dele que comprei um ka, e ele me mostrou um fiesta endura que estava trabalhando por duas semanas com 3 pistões, a biela estraçalhou o pistão que virou em cacos no carter, o dono do carro reclamou que estava fraco e que precisava de limpeza de bico, rs. Esse amigo meu encheu a mão com os caquinhos de aluminio do carter e falou:
-Olha só como que esse projeto aguenta "esfrega", duas semanas rodando com 3 pistoes, vou deixar assim pra mostrar praquele "véio" senão ele vai falar que eu to inventando.

Última edição por wagnerconserta em Dom Jun 29 2014, 16:39, editado 1 vez(es) (Razão : Esqueci e mencionar o oleo)

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 86
Cidade/Estado : cuiaba/mt
Código de Opcionais : street

Mensagem por danielfelisbino em Sab Set 20 2014, 20:31

Obrigado pelas dicas Wagner.
O que esta me incomodando bastante é um vazamento no carter, nao sei se é na junta ou nos retentores, por curiosidade fui trocar a junta e piorei a situação porem ja troquei 3x e nao melhora, tem algum conselho?

E sobre o desempenho ele é meio manco de saida? pq tenho um palio 1.0 tb, mas quando saio com o palio comparando parece q é 1.6 kkk

abraços

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por wagnerconserta em Dom Set 21 2014, 11:59

Será que esse vazamento é no carter mesmo? Pode ser o retentor do vira que está gasto, no meu caso era o anel de vedação da bomba de oleo, ela pingava encima do semi-eixo e conforme ele girava ia cagando tudo lá embaixo, verifica isso, manda dar uma lavada por baixo e verifica por onde o oleo escorre.

Em relação ao desempenho recomendo a aquisição do scanner elm327, ele é facinho de utilizar, eu uso a versão usb e conecto no notebook mesmo.

Só pra vc ter uma ideia meu o acelerador do meu ka parecia um botão, ou afundava o pé ou soltava, não tinha nada no meio, podia pedalar nele que não dava resposta alguma.

Com a ajuda do scanner descobri o erro p0500 que é o sensor de velocidade, erro p1132, p0171 e p0172. Esses erros eram causados pela lambda que estava soltando valores errados, entrada de ar falso pelo servofreio, mangueiras rachadas no respiro das valvulas e atuador da marcha lenta, após substituição desses itens ele passou a fazer 15 de media na cidade, como eu to pisando mais agora ele tá fazendo 13, mas tb ele dá 60 por hora de segunda, ficou muito mais esperto e fica até querendo soltar umas melodias pelos pneus nas arrancadas mais fortes.

Comprei o elm desse cara e foi de boa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586161917-scanner-diagnostico-automotivo-interface-elm-327-obd2-usb-_JM#redirectedFromParent

vem um cd com um monte de programas, o que mais gostei foi o scanmaster.

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 86
Cidade/Estado : cuiaba/mt
Código de Opcionais : street

Mensagem por danielfelisbino em Dom Set 21 2014, 15:14

Vlw pela dica, comprei pelo site que o cara do ml compra hehehe chega em 40 dias. e mto mais barato

http://www.dx.com/pt/p/v1-5-obd2-elm327-usb-can-bus-scanner-126938#.VB8VVfldWW4

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por danielfelisbino em Dom Set 21 2014, 15:15

Hj olhando por baixo de carro parece q vem de cima o vazamento mesmo vou averiguar. Mexi na abertura das velas e o carro voltou ao normal, mas vou comprar esse treco pr achar defeito mesmo assim.

vlw

danielfelisbino
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: